domingo, 24 de maio de 2009

Projeto “Literatura na Sala de Aula”

Segue abaixo a apresentação do projeto “Literatura na Sala de Aula”, desenvolvido por mim e que vem sendo realizado na Escola Etelvino de Araújo Crus, junto as turmas de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental

JUSTIFICATIVA:
O projeto “Literatura na Sala de Aula” surgiu da observação do grupo de professores da escola de que os alunos apresentam dificuldades de registrar suas idéias e também de interpretar os textos lidos em todas as disciplinas.
A dificuldade dos nossos alunos em relação à leitura e interpretação de textos é freqüente. Muitos alunos lêem, mas não conseguem compreender o que leram, apenas decodificam os signos da língua e à medida que se deparam com textos mais complexos, as dificuldades de compreensão e interpretação aparecem.
Pois, conforme o que nos afirma Maria Dinorah “Criança sem livro é um adulto sem leitura”.

OBJETIVOS:
- Oportunizar aos alunos situações que contribuam para a formação do gosto pela leitura, conhecimento da literatura infanto-juvenil e desenvolvimento da expressão oral e escrita;
- Orientar o aluno para que encontre na fantasia , na imaginação e no exercício da criatividade o impulso para novas interpretações da realidade;
- Estabelecer relação prazerosa com os livros.

METODOLOGIA:
O projeto contará com a realização de atividades como: leituras, seminários e sínteses, proporcionando aos alunos o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e criticidade.
Num primeiro momento será aplicado um questionário aos alunos para obter informações sobre as suas leituras realizadas e de que maneira estão sendo aproveitadas. Em seguida, será feito um levantamento do acervo da escola, visando selecionar os títulos aproveitáveis, que serão complementados com novas aquisições através de um empréstimo da Biblioteca Municipal de Montenegro.
Selecionados os livros, começa o preparo dos alunos para as leituras com uma visita à biblioteca para que tomem contato com os mesmos. A leitura dos livros deverá ser feita na escola (um período semanal) e em casa. O s alunos irão confeccionar um marcador de páginas e uma cadernetinha, onde serão registradas as impressões de leitura como: palavras desconhecidas, nomes de personagens, pequenos resumos e opiniões sobre o livro.
Depois da leitura das obras, será realizados um seminário para que os alunos tenham a oportunidades de expor suas idéias e conclusões sobre o livro lido.
E por último, cada aluno deverá fazer uma síntese sobre o livro lido, onde apresentará suas idéias e conclusões de leitura.
No final do ano letivo a sétima e oitava séries confeccionarão “o livro de contos da série”, onde cada aluno escreverá uma estória demonstrando dessa maneira que os objetivos do projeto foram alcançados. Esse livro será elaborado e ilustrado pelos alunos, com o auxílio da professora e será exposto a fim de ser apreciado pelos alunos, professores, pais , amigos, etc.

AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá em todos os momentos no decorrer do projeto.
Os alunos serão avaliados durante as leituras, nos seminários e também nas produções textuais que ser dará em forma de síntese das obras lidas.
Com a realização deste projeto espera-se que os mesmos possam tornar-se jovens conscientes da importância do ... “ato de ler e escrever, e na sua inserção no mundo em que vivem”. (Paulo Freire)

domingo, 17 de maio de 2009

A informática para a mudança na educação


Metodologias educacionais e tecnologias eficientes ajudam o aluno a aprender e desenvolver novos talentos, de modo a ajudá-lo a alcançar o poder de pensar, de refletir, de criar com autonomia soluções para os problemas que enfrentam.